A reunião foi realizada com membros do Núcleo de Inteligência do Ministério Público do Paraná

A Associação de Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar) reuniu-se, na tarde dessa quarta-feira (20), com o Ministério Público do Paraná (MP-PR) para fazer a apresentação da Central de Serviços Eletrônicos dos Registradores de Imóveis para o Núcleo de Inteligência do MP.

O coordenador e o consultor de TI da Aripar, Bruno Leonardo Inácio e Eduardo Costa Santos (respectivamente), apresentaram em tempo real o funcionamento da Central para os membros do Núcleo. Com chave de acesso liberado para membro do Ministério, foi possível fazer uma simulação com o técnico de informática do Núcleo de Inteligência, Maicon Cezar Simoni, na busca de dados na central.

Durante a apresentação, foi explicado pelo presidente da Aripar, Gabriel Fernando do Amaral, as vantagens da utilização da plataforma pelo MP. Segundo o presidente, tendo 200 cartórios vinculados à Central, será possível dinamizar o uso do Ministério Público na ferramenta, possibilitando a utilização de informações no registro, e gerando economia de recursos públicos.

O procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Técnico à Execução, Bruno Sérgio Galati, concordou com a importância da Central para a “diminuição de custas e integração de informações”.

Durante a reunião, o presidente da Aripar mencionou a importância de apoio e divulgação da Central, pois “a falta de conhecimento da plataforma faz com que o juiz ou o escrivão acabem decidindo por outros meios”.

A promotora de Justiça e chefe do Núcleo de Inteligência do MP, Janaína Bruel Marques, apoiou o uso da central pelo Ministério pois, segundo ela, ajudará “a busca de informações nas investigações e no desempenho das atribuições Ministério Público”.

Foi decidido na reunião a elaboração de um Ofício Circular e um material de apoio com o tutorial de uso da Central de forma escrita e com vídeo pela Aripar. Tendo esse material, o Núcleo de Inteligência fará a divulgação da Central de Serviços Eletrônicos dos Registradores de Imóveis.

Fonte: Assessoria de Imprensa