A Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar) esteve reunida na manhã dessa quarta-feira (16) com membros da Procuradoria-Geral do Estado do Paraná (PGE-PR), na sede da entidade, em Curitiba. O objetivo do encontro foi apresentar as diferentes funcionalidades oferecidas pela Central Registradores de Imóveis do Paraná e colocar a entidade à disposição do órgão público.

O diretor de Tecnologia de Informação da Aripar, José Eduardo de Moraes, avaliou o encontro como positivo. “A PGE já utiliza a plataforma nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, em casos específicos, porém hoje apresentamos a eles, outras ferramentas dentro da Central, como por exemplo, a visualização de imagem de matrícula”, destaca.

“A ideia é levar a informação a todos os procuradores, pois essa é uma demanda muita alta para atender os interesses do Paraná e do público em geral, dinamizando assim, o uso dessas ferramentas que o Registro de Imóveis tem à disposição da sociedade”, explicou Moraes.

Presente na reunião, o procurador-chefe da Coordenadoria de Gestão Estratégica e Tecnologia da Informação da PGE/PR, Guilherme Soares, pontuou as particularidades da plataforma. “O serviço prestado tem avançado significativamente e tende a propiciar, cada vez mais, benefícios para as ações do Estado que tem relação com a busca patrimonial e regularização de imóveis, tanto do Estado quanto de pessoas em geral”, disse o procurador.

Soares considerou ainda que, “a acessibilidade e a usabilidade são pontos que podem ser aperfeiçoados, pensando no usuário final e/ou não qualificado para sua utilização”, concluiu.

A procuradora-chefe da Coordenadoria de Assuntos Fiscais da PGE/PR, Luciane Camargo Kujo Monteiro, salienta como a Central é utilizada atualmente. “O sistema é bastante empregado pela PGE, principalmente na busca de patrimônio dos devedores, para localização desse patrimônio para garantia dos débitos tributários e não tributários”, enfatiza.

“O que precisaríamos agora é que o atendimento fosse a nível nacional, integrando a todos os cartórios do Brasil, mas a forma como está hoje, já atende nossas expectativas e, entendo que o aperfeiçoamento futuro da plataforma vai de encontro com as nossas necessidades”, completou Monteiro.

Também participaram da reunião os procuradores da PGE/PR, Alex Yoshio Sugayama, Cassiano André Kaminski e Daniel Matos Martins. Já pela Aripar, estiveram presentes ainda a assessora jurídica, Bruna Machado de Souza, o coordenador de Tecnologia da Informação, Bruno Inácio e o consultor da entidade, Eduardo Costa Santos.

Fonte: Assessoria de imprensa