Curitiba (PR) – A Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar) promoveu nesta quarta-feira (03/07), treinamento para tabeliães de Notas de Curitiba e região. O objetivo da atividade foi apresentar a plataforma do Sistema de Registro Eletrônico do Paraná e suas funcionalidades.

O encontro é resultado da parceria com o Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR) e aconteceu no auditório da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg/PR). Clique aqui para tornar seu Tabelionato de Notas conveniado a Aripar e ter acesso aos serviços de Registro Eletrônico.

Presente no treinamento, o diretor de Tecnologia, Informática e Inovação da Aripar, José Eduardo de Moraes, destacou como a plataforma pode ser utilizada. “Os tabelionatos conveniados podem, de forma eletrônica, apresentar escrituras públicas aos Registros de Imóveis, sem taxa administrativa envolvida. São notários pioneiros que vão dinamizar o protocolo de títulos por via eletrônica, integrando-se a este projeto inicial”, salientou.

Moraes disse ainda que, “a ferramenta tem grandes vantagens para o Registro de Imóveis, mas principalmente para o Tabelionato de Notas, uma vez que diminui custos na apresentação de escrituras em todo o Paraná”, explica. “Por meio do convênio, um tabelionato do interior vai poder protocolar escrituras em Curitiba a custo zero e, para o Registro de Imóveis, haverá a certeza de quem está produzindo aquele documento, de sua autenticidade, por meio do uso de certificado digital, agilizando os prazos de registro”, enfatizou.

Para o titular do 9º Tabelionato de Notas de Curitiba, Thomaz Felipe Bilieri Pazio, a iniciativa da Aripar e do CNB/PR traz grandes benefícios para o dia a dia da serventia. “O treinamento foi sintético e bastante objetivo, além disso, muito importante para começarmos a utilizar o e-Protocolo e o registro eletrônico, que é uma peça fundamental para que possamos oferecer mais qualidade e celeridade para os clientes. Tanto os Tabelionatos de Notas quanto os Registros de Imóveis poderão interagir melhor e contribuir para a eficiência dos serviços prestados”, considerou Pazio.

O instrutor do treinamento e coordenador de tecnologia da Aripar, Eduardo Costa Santos, frisou os principais tópicos abordados durante a atividade e as peculiaridades do Registro Eletrônico do Paraná. “Destacamos para os presentes o serviço de e-Protocolo, que nada mais é que o envio do título da escritura digital pela plataforma para o Registro de Imóveis. Na oportunidade, ainda repassamos aos tabeliães conveniados, as opções de emissão de certidão, solicitação, visualização de matrícula e pesquisa de bens disponíveis no sistema”, concluiu.

Durante o evento, os oficiais e colaboradores presentes tiveram também a oportunidade de conhecer mais detalhes das operações da plataforma digital, os serviços oferecidos, além de sanar dúvidas sobre sua utilização na prática.

Fonte: Assessoria de imprensa