Maringá registra alta de 3,7% na compra e venda de Imóveis

Município registra crescimento de 7,3% no acumulado do ano em pesquisa divulgada pelos Indicadores do Registro de Imóveis do Brasil, com consultoria da Fipe

A cidade de Maringá registrou em julho alta de 3,7% no número de registro de compra e venda de imóveis na comparação com o mês anterior, e queda de 1,2% ante a julho de 2018. No acumulado do ano (dados até julho de 2019), houve variação de 0,4 %. Nos últimos 12 meses, Maringá registrou aumento de 7,3% nas transações de compra e venda de imóveis em comparação com os 12 meses anteriores.

Para o presidente da Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar), Gabriel do Amaral, os dados apresentados no relatório apontam para um crescimento do mercado imobiliário de Maringá sobre bons fundamentos. “Acredito ser digno de nota a manutenção de níveis de aquisição de apartamentos, e acrescento que chama a atenção o aumento da aquisição de lojas” entende.

De acordo com a pesquisa, que apresentou dados até o mês de junho, o registro de apartamentos nos últimos 12 meses (junho de 2018 a junho de 2019) demonstrou uma pequena queda de 1,1%, em relação ao ano anterior, chegando a 29,3% do total de registros deste tipo de imóvel em 2019. Já a aquisição de lojas, se comparado com 2018, teve uma leve alta de 0,1%, chegando a 1,2%, quando há o comparativo com os últimos 12 meses.

Porém, “esse tipo de imóvel conta, atualmente, com um índice de registro quatro vezes superior ao de 2017, um importante indicativo das expectativas que as pessoas têm de crescimento da economia local”, salientou Amaral. Ainda de acordo com o estudo, em 2017, o registro de lojas foi de apenas 0,3%, do total de dados divulgados.

Conforme explica o oficial do 1º Registro de Imóveis de Maringá (PR), Fernando Matsuzawa, “esse cenário de alta cria boas perspectivas aos players do mercado imobiliário e maior segurança em seus investimentos uma vez que o ciclo virtuoso é comprovado por dados confiáveis fornecidos pelos Cartórios de Registro de Imóveis” enfatiza. Para o registrador a sinalização de alta do mercado estimula as aquisições de terrenos, construções, loteamentos e incorporações, o que promove o aumento na procura de imóveis.

“Sem especular tanto o futuro, já temos elementos concretos com os quais podemos contar para trabalhar neste cenário positivo, como a baixa inflação de 3,43% (últimos 12 meses, dados do mês de setembro passado), queda da taxa Selic com perspectivas de novas reduções pelo Banco Central, tendo inclusive quem defenda Selic abaixo de 5%, aumento do crédito imobiliário e queda dos juros dos financiamentos”, completou.

Sobre os Indicadores do Registro de Imóveis do Brasil

Os Indicadores do Registro de Imóveis do Brasil foram desenvolvidos pela Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP), Associação dos Registradores de Imóveis do Rio de Janeiro (ARIRJ), Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (ARIPAR) e Colégio Registral Imobiliário de Santa Catarina (CRISC), com a consultoria técnica e metodológica da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) a partir dos registros efetuados pelos Registros de Imóveis nos respectivos Estados. Os dados completos do estudo estão disponíveis para entidades, governo e público em geral no portal https://www.registrodeimoveis.org.br.

Sobre a Aripar

Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar) é a entidade representativa dos Cartórios de Registro de Imóveis do Estado do Paraná. Fundada em 21 de outubro de 2017, a Aripar é uma entidade sem fins lucrativos cujos esforços estão concentrados em contribuir com o aperfeiçoamento legislativo e jurídico do setor, buscando a melhoria constante da prestação de serviços imobiliários ao cidadão paranaense e a evolução tecnológica do setor.

Assessoria de Imprensa da ARIPAR

Assessores de Comunicação: Alexandre Lacerda, Tatiana Girardi e Fabiano Hoffmann

Tels: (41) 9801-0011 / (11) 3116-0020

E-mail: [email protected] / [email protected]

URL: https://www.aripar.org/