A Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar) promoveu, no último sábado (01.06), um treinamento para seus associados sobre a utilização do Sistema de Registro Eletrônico do Paraná. O objetivo da atividade foi apresentar a plataforma para todos os que utilizam os serviços registrais imobiliários.

O treinamento foi ministrado por analistas de sistemas da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp), parceira da Aripar. A iniciativa teve ainda apoio do Instituto de Estudos dos Notários e Registradores (Inoreg) e aconteceu no Hotel Deville, em Maringá (PR).

Conforme explica o tesoureiro da Aripar, Fernando Matsuzawa, os cartórios de Registros de Imóveis do Paraná já podem oferecer serviços online. “Hoje estamos com praticamente 200 cartórios de Registros de Imóveis ativados no Estado do Paraná, o que significa que, em sua integralidade, está preparado para atender a população paranaense pela internet. Assim, o usuário não necessita mais ir ao balcão do cartório para solicitar certidões, protocolar documentos ou realizar buscas, sendo possível realizar tudo de forma virtual, acessando essa comodidade do computador, smartphone e solicitar os principais serviços”, enfatiza.

O diretor da Aripar salienta que “o ingresso à Central Eletrônica por parte dos cartórios é uma forma de promover a prestação de um serviço online de forma célere, cômoda e segura ao usuário, sendo esta, uma demanda da sociedade que cartórios estão preparados para atender”, destacou Matsuzawa, que também é o titular registrador do 1º Registro de Imóveis de Maringá (PR).

As instrutoras do treinamento foram as analistas de sistema da Arisp Samira Nogueira Arroyo (sênior) e Priscila de França Silva, responsáveis por contribuir com o planejamento, desenvolvimento e produção da Central Eletrônica. Durante a oportunidade, elas ensinaram a parte funcional e as peculiaridades do Registro Eletrônico do Paraná, onde abordaram os módulos de certidão digital, protocolo eletrônico (e-protocolo), pesquisa de bens, matrícula online, ofício eletrônico e penhora online.

“A Aripar disponibiliza dentro do site https://www.aripar.org/ os manuais de serviços de todos os módulos apresentados no treinamento, de forma mais detalhada, para que os associados possam baixá-los e através deles, identificar como responder cada solicitação realizada dentro do sistema de forma eletrônica”, pontuaram as analistas, que repassaram ainda informações a respeito do Banco de Dados Light (BDL) e o Assinador Digital da Arisp.

Durante o evento, os oficiais de Registro de Imóveis do Paraná tiveram a oportunidade de conhecer com mais detalhes as operações da Central Eletrônica, os serviços oferecidos, além de sanar dúvidas sobre sua utilização na prática.

Para o oficial do 2º Ofício do Registro de Imóveis de Cianorte, José Luiz Germano, a Central Eletrônica faz parte de uma nova e promissora era. “Podemos comparar um cartório físico à uma loja física, onde por meio da Central Eletrônica, poderemos oferecer serviços online, como as chamadas lojas ‘e-commerce’. Assim, também seremos acessíveis pela internet, prestando serviços por este meio digital, facilitando e agilizando o trabalho, atendendo melhor os nossos usuários e, sem dúvida, com uma diminuição muito grande dos afazeres diários”, considera.

Germano destacou ainda que “na medida em que o sistema gera comunicações automáticas, permite ao uso de dados estruturados, como por exemplo, a digitação que um tabelião irá fazer no dia em que ele faz a escritura, serão importados e integrados diretamente para os nossos registros e com isso, eliminando a necessidade de tanta digitação, diminuindo assim, os riscos de possíveis erros”, finalizou.

O treinamento também contou com a presença do presidente do Inoreg, Cláudio Roberto Bley Carneiro, associados da Aripar, titulares e funcionários dos cartórios de registros de imóveis de Maringá e região.

Fonte: Assessoria de imprensa