Aula ministrada por Carlos Chaves, fundador da empresa “Assessoria Registral”, foi destinada a registradores do Paraná, e teve transmissão pela plataforma Zoom

A Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar) realizou nesta quinta-feira (21.03) o curso sobre “Assinatura Eletrônica e Análise de documentos”. A aula foi ministrada por Carlos Chaves, fundador da empresa “Assessoria Registral”, foi destinada para registradores do Paraná e teve transmissão pela plataforma Zoom para mais de 220 pessoas.

O curso teve como objetivo fornecer aos participantes conhecimento sobre como identificar e validar cada tipo de assinatura eletrônica, considerando os padrões reconhecidos pela ICP-Brasil e praticados pelo mercado. Também visou proporcionar uma imersão no processo de análise documental, adquirindo conhecimentos que facilitarão a identificação e qualificação dos documentos recebidos pelo sistema de registro eletrônico de imóveis (SREI) do Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado (SAEC).

A aula também abordou temas específicos, sobre como desenvolver entendimento sobre documentos eletrônicos, contratos digitais e os diferentes tipos de assinaturas eletrônicas (simples, avançada e qualificada).

O diretor de tecnologia da Aripar, José Eduardo Moraes, afirmou que o curso atende uma necessidade dos registradores de entender melhor as assinaturas eletrônicas, e que a escolha do tema é resultado de uma pesquisa realizada para entender as dificuldades no estado. “Se esses temas já nos deixam confusos, imagina o usuário? Ele fica completamente perdido. Para padronizarmos isso, é preciso um curso. Por isso, fomos buscar o Carlos, uma pessoa com mais de 20 anos de experiência no registro de imóveis”.

Chagas reconheceu a importância da aula sobre assinatura eletrônica e análise documental, comentando que a Aripar contribui significativamente para a formação e aprimoramento profissional dos participantes, capacitando-os para os desafios do mercado. “A capacitação e o conhecimento adquiridos nesse curso são fundamentais para o aprimoramento dos serviços que oferecemos, garantindo maior eficiência e segurança aos nossos clientes. Agradeço à Aripar por proporcionar essa oportunidade de aprendizado tão valiosa para nossa equipe”.

A próxima etapa será realizada no dia 26 de março, às 14h, com uma aula técnica com o Instituto Água e Terras do Paraná (IAT). A aula será ministrada por Carlos Roberto Fernandes Pinto, gerente de geociências do IAT, e terá como objetivo fornecer aos participantes conhecimento sobre a estrutura administrativa do Instituto Água e Terras do Paraná, detalhando competências e atribuições; e conhecimentos básicos de cartografia. As inscrições já estão abertas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Aripar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *