Evento foi ministrado nesta terça-feira (26.03) por técnicos do Instituto Água e Terra do Paraná (IAT)

A Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar) realizou nesta terça-feira (26.03) o curso sobre Noções Básicas de Cartografia, ministrado por técnicos do Instituto Água e Terra do Paraná (IAT). Coube a Amilcar Cabral, da diretoria de Gestão Territorial, e Rodrigo Moscar, realizar a apresentação técnica.

Com duração aproximada de 2 horas e 30 minutos o treinamento teve como objetivo fornecer aos participantes conhecimentos básicos sobre cartografia, conceitos sobre mapas, escalas, projeções cartográficas, entre outros temas. Durante o encontro, Amilcar Cabral falou sobre a atuação da instituição em relação às atividades da gerência de Geociência, responsável, por exemplo por coordenar, supervisionar e operacionalizar as atividades relativas a Geodésia, a Geologia, de Zoneamento Territorial e de Limites Municipais, e sobre a gerência de Regularização Fundiária, responsável pela coordenação, direção, supervisão e operacionalização das atividades relativas às áreas de Cadastro Dominial, de Florestas Plantadas, de Terras Particulares e de Terras Devolutas.

“Realizamos um trabalho de apoio à Regularização Fundiária em imóveis que já foram destacados como patrimônio público e que, por falta de recursos, as pessoas têm dificuldade de entrar na Justiça para promover ação de usucapião para regularizar esses imóveis. Nós temos um programa do Estado para apoiar essas pessoas”, explicou.

Segundo Cabral, foi este programa que gerou o movimento entre o Tribunal de Justiça, Corregedoria-Geral da Justiça e Aripar para formalizar um padrão de documentação básica para a abertura de matrículas com ações de usucapião. “Temos vivenciado muitos problemas de Cartórios que não conseguem transferir o imóvel para o beneficiário por dificuldade de cumprir as demandas. Imóveis que deixam de ser transferidos para as pessoas não interessam a ninguém. Se não apoiarmos, as pessoas não vão conseguir resolver”, afirmou.

Em seguida, o engenheiro cartográfico Rodrigo Moscar, que trabalha com a equipe de campo responsável por identificar as poligonais dos imóveis, falou sobre o trabalho de georreferenciamento, utilizado como apoio para a regularização dos imóveis. Durante o encontro, Moscar apresentou conceitos básicos como paralelos e meridianos, latitude e longitude, coordenadas geodésicas, coordenadas UTM, entre outros.

Ao final do encontro, os participantes puderam esclarecer dúvidas práticas relacionadas a temas como georeferenciamento, critérios para definição do que são rios navegáveis e sobre ruas e vias públicas. A transmissão do evento foi realizada pelo Meet, contou com a presença de 114 pessoas e foi destinada a registradores imobiliários de todas as regiões do Paraná.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Aripar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *