Durante o segundo dia do evento “RI Talks: Reflexões para o Futuro do Registro de Imóveis”, ocorrido na última sexta-feira (23), a programação contou com a palestra conduzida pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP), Ricardo Henry Marques Dip.

O tema abordado foi a relação entre A Cidade de Deus (século V), obra de Santo Agostinho que descreve o mundo dividido entre o dos homens (mundo terreno) e dos céus (mundo espiritual), com situações futuras para o Registro de Imóveis.

Diante do tema, Dip frisou a importância e o desafio de compreender a história, o passado, para relacionar uma “realidade pretérita” (a obra Cidade de Deus) com uma realidade futura.

Ao falar sobre Registro de Imóveis, o foco principal do palestrante foi a postura dos registradores e a importância que esses têm para propiciar e garantir um futuro melhor para a área. “O registro de imóveis existe para servir o bem comum”, foi como o desembargador definiu o processo.

Ao finalizar a palestra, Dip deixou a reflexão de que “o amor dos registradores pelo bem comum propiciará um futuro melhor para o registro de imóveis, assim como o amor dos registradores pelo poder poderá acarretar um futuro prejudicial”.

O advogado Maurício Barroso Guedes, participante do evento, parabenizou a iniciativa em expandir a discussão sobre o futuro do Registro de Imóveis e opinou sobre haver “uma necessidade constante dos registradores de fazerem uma revisão de procedimentos, do que é possível fazer para aumentar e continuar garantindo esse espaço no mercado de trabalho”.

Fonte: Assessoria de imprensa