III Encontro dos Registradores de Imóveis do Paraná reúne diversos registradores para momentos de reflexão e lazer

Teve início nesta quinta-feira (08.09) o III Encontro dos Registradores de Imóveis do Paraná promovido pela Associação dos Registradores Imobiliários do Paraná (Aripar) no maior complexo de águas termais do sul do Brasil, no Jurema Águas Quentes, em Iretama, na região Centro Oeste do Paraná.

O presidente da Aripar, Fernando Pupo Mendes, celebrou a abertura do evento, relembrando este momento de retomada dos encontros presenciais. “Este evento é motivo de grande alegria, pois é um momento que marca uma retomada, além de proporcionar essa confraternização entre os registradores”, ressaltou.

Fernando Pupo Mendes

Ele ainda reforçou o alinhamento dos registradores de imóveis na construção de uma atividade cada vez mais padronizada e eficiente. “Temos o alinhamento de nossa classe com o poder judiciário, no entanto, é muito importante que nos alinhemos com os outros dois poderes”, destacou.

O primeiro dia de evento reuniu registradores imobiliários de todo o estado do Paraná e contou com a participação em vídeo da registradora de imóveis de Diadema-SP, Patrícia Ferraz, que falou sobre a importância do evento para organização e debate das novas perspectivas para a atuação, segundo ela, “para construir um registro de imóveis mais eficiente, mais padronizado e mais acessível à população”.

Ferraz ressaltou em sua fala o caráter estratégico do registro de imóveis do Brasil em relação à Lei 14.382, classificando-a como “defesa do registro de imóveis”.

“Para manter nossa posição neste patamar de respeitabilidade e de importância, nós precisamos nos unir, discutir e nos aprofundar em compreender, efetivamente, a forma mais correta de aplicação desta lei, para que o registro de imóveis continue se solidificando como sistema eficiente, seguro e protetivo dos interesses da população”, pontuou Ferraz em sua participação.

Reencontro entre os registradores deu o tom deste primeiro dia de evento

A retomada dos eventos presenciais, após longo período pandêmico com restrições, foi muito rememorada entre os participantes do encontro. Foi uníssono a expectativa alta para reviver os momentos de encontro entre os colegas que congregam do mesmo ofício.

Caroline Ferri, Fernando Pupo, Mariana Buffo

Para José Luiz Germano, titular do 2º Registro de Imóveis de Cianorte, a expectativa é de reencontrar os colegas para trocar experiências e refletir sobre as alterações ocorridas na Lei de Registros Públicos. “São vários temas importantes, alguns já abordados no virtual, mas aqui vão ter outra abordagem com uma melhor possibilidade de participação”, destacou.

José Luiz Germano

“Acho que essa lei veio, realmente, em benefício do registrador imobiliário, mas para isso a gente precisa, de fato, incorporar nossa importância e trabalhar sobre ela”, disse Mariana Belo Buffo, titular do 2º Registro de Imóveis de Campo Mourão, ressaltando ainda a importância da uniformidade e padrão na forma de agir, visando a população.

Gabriel do Amaral, titular do Registro de Imóveis de Guaratuba, destacou a relevância em participar do evento como forma de reencontrar os colegas, mas também enaltecendo a importância do conteúdo abordado no evento e a troca de experiência entre os registradores. “As leis mudam e a prática do dia a dia do cartório é sempre o que me chama a atenção, porque as leis têm um certo tempo de acomodação, mas a forma como a gente vai tratar com elas dentro do cartório, no fluxo do título e o que isso vai interferir na pessoa que leva seu título no cartório são essas coisas que me interessam, essas coisas que eu consigo descobrir quando eu converso com os meus colegas, são coisas que eu não descubro lendo e interpretando uma lei”, contou. Gabriel ressalta que considera essa troca de experiências, como a atuação diante das alterações legislativas, um dos maiores benefícios do encontro.

Caroline Ferri, titular do 1º Registro de Imóveis de Londrina, destacou a participação dos registradores de imóveis em especial aqueles que irão proferir os painéis, os qualificando como “brilhantes”. Ferri reforçou ainda o caráter de interação das famílias e dos colegas que o evento proporciona. “Importante para que todos saiam daqui atualizados com percepção diferente e complementar da lei”, disse.  

O titular do RI de Guaratuba, Gabriel do Amaral, finalizou parabenizando o presidente e toda a diretoria da Aripar pela organização do evento e pelo trabalho em prol dos registradores de imóveis do estado do Paraná.

O III Encontro dos Registradores de Imóveis do Paraná segue até o dia 11 de setembro, com diversos painéis tratando das novas perspectivas para o registro de imóveis, advindas da Lei 14.382, contando ainda com pinga-fogo e aprovação de enunciados da Aripar.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Aripar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *