Na terceira maior cidade do Paraná, o número de registro de compra e venda de imóveis teve alta de 3,8% em junho na comparação com maio, e queda de 5,9% ante a junho de 2018. No acumulado do ano (dados até junho de 2019), houve uma discreta variação negativa de 1,1 % no comparativo com o ano anterior – esse percentual corresponde a 4.701 operações imobiliárias. Nos últimos 12 meses, Maringá registrou aumento de 8,2%.

Já a cidade de São Paulo (SP), maior mercado imobiliário do país, contabilizou no mês de junho 10.040 registros de compra e venda de imóveis, o que representa alta de 1,9% em relação ao mês de maio e uma variação negativa (quase nula) de 0,3% ante a junho de 2018. Ainda segundo os Indicadores de Registro de Imóveis do Brasil, no acumulado do ano (dados até junho de 2019), o volume desse tipo de transação imobiliária foi de 55.901 operações e a variação registrada face ao ano anterior foi de 4,9%. Já nos últimos 12 meses, a variação foi positiva de 10,7%.

No que se refere às alienações fiduciárias (em que o imóvel é dado como garantia), os Indicadores de Registro de Imóveis do Brasil mostram que nos últimos 12 meses os Registros de Imóveis da capital paulista contabilizaram um total de 60.748 registros de alienação fiduciária, o que corresponde a um aumento de 16,5% em relação ao total registrado nos 12 meses precedentes.

Na análise do pesquisador Eduardo Zylberstajn, responsável pelo projeto na FIPE, apesar de uma pontual perda de fôlego em maio e junho, os números mostram que a tendência de recuperação do dinamismo do mercado imobiliário se mantém em São Paulo.

Outra importante informação levantada pelos Indicadores no munícipio de São Paulo está relacionada diretamente à inadimplência no crédito imobiliário. O número de execuções extrajudiciais (intimações de devedores) caiu 30,4% nos últimos 12 meses, na comparação com o período anterior, enquanto o as consolidações (perda da propriedade dada como garantia pelo devedor) teve retração de 19,2%.

“Os dados dos Indicadores do Registro de Imóveis do Brasil comprovam que a alienação fiduciária é uma ferramenta eficiente que garante ao credor o cumprimento da obrigação contratada. Ela trouxe previsibilidade e segurança ao mercado de crédito e tem sustentado o financiamento imobiliário, garantindo o acesso à moradia dentro do sistema formal” enfatiza Patrícia Ferraz, coordenadora do departamento de Estatísticas da ARISP.

A eficiência da alienação fiduciária faz com que a maior parte dos processos de inadimplência sejam resolvidos antes de o imóvel ser levado a leilão. Isso ocorre porque o imóvel dado como garantia pode ser tomado pelo credor de forma rápida e eficiente junto ao Registro de Imóveis, sem a necessidade de um processo judicial.

Rio de Janeiro – A capital fluminense contabilizou 4.294 registros de compra e venda de imóveis em junho – queda de 9% ante a maio deste ano. Em relação ao mesmo mês de 2018, o resultado foi discretamente positivo: 0,1%. Já no acumulado do ano (dados até junho de 2019) houve um aumento de 8,4% na comparação com os 12 meses precedentes, com o registro de 22.890 contratos de compra e venda. Já nos últimos 12 meses, a variação foi negativa em 1,8%.

Joinville (SC) – No município catarinense com a maior participação no PIB do Brasil, houve alta de 0,5% nos registros de compra e venda em junho, em relação ao mês anterior, e queda de 12,3% em relação a junho de 2018.

No acumulado do ano (dados até junho de 2019), os Registros de Imóveis de Joinville registraram 4.577 contratos de compra e venda, o que representa queda de 10% na comparação com o mesmo período de 2018. Já nos últimos 12 meses, houve queda de 5,7%.

Sobre os Indicadores do Registro de Imóveis do Brasil

Os Indicadores do Registro de Imóveis do Brasil foram desenvolvidos pela Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP), Associação dos Registradores de Imóveis do Rio de Janeiro (ARIRJ), Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (ARIPAR) Colégio Registral Imobiliário de Santa Catarina (CRISC), com a consultoria técnica e metodológica da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) a partir dos registros efetuados pelos Registros de Imóveis nos respectivos Estados.

Ao longo do ano de 2019, novos indicadores serão divulgados e disponibilizados ao público, com a inclusão de dados reunidos por associações de registradores de imóveis de outras Unidades da Federação.

Com divulgação mensal, os Indicadores do Registro de Imóveis do Brasil estão disponíveis para entidades, governo e público em geral no portal https://www.registrodeimoveis.org.br.

Fonte: ARISP